Milênio Reino de Paz I

               Monte Sião

Miquéias 4.01-08,13
1 ¶ Mas, nos últimos dias, acontecerá que o Monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele os povos.
E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao Monte do SENHOR e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.
E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse.
5  Porque todos os povos andarão, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos no nome do SENHOR, nosso Deus, eternamente e para sempre.
6  Naquele dia, diz o SENHOR, congregarei a que coxeava e recolherei a que Eu tinha expulsado e a que Eu tinha maltratado.
7  E da que coxeava farei a parte restante, e da que tinha sido arrojada para longe, uma nação poderosa; e o SENHOR reinará sobre eles no monte Sião, desde agora e para sempre.
8 ¶ E a ti, ó torre do rebanho, monte da filha de Sião, a ti virá; sim, a ti virá o primeiro domínio, o reino da filha de Jerusalém.
13  Levanta-te e trilha, ó filha de Sião; porque Eu farei de ferro a tua ponta e de cobre, as tuas unhas, e esmiuçarás a muitos povos, e o seu ganho será consagrado ao SENHOR, e a sua fazenda, ao SENHOR de toda a terra.

Zacarias 14.01-21
1 ¶ Eis que vem o dia do SENHOR, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.
Porque Eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será expulso da cidade.
E o SENHOR sairá e pelejará contra estas nações, como pelejou no dia da batalha.
E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul.
5  E fugireis pelo vale dos meus montes (porque o vale dos montes chegará até Azel) e fugireis assim como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o SENHOR, meu Deus, e todos os santos contigo, ó SENHOR.
6  E acontecerá, naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão.
7  Mas será um dia conhecido do SENHOR; nem dia nem noite será; e acontecerá que, no tempo da tarde, haverá luz.
8 ¶ Naquele dia, também acontecerá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas até ao mar ocidental; no estio e no inverno, sucederá isso.
E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia, um será o SENHOR, e um será o seu nome.
10  Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém; ela será exalçada e habitada no seu lugar, desde a Porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à Porta da Esquina, e desde a Torre de Hananel até aos lagares do rei.
11  E habitarão nela, e não haverá mais anátema, porque Jerusalém habitará segura.
12  E esta será a praga com que o SENHOR ferirá todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne será consumida, estando eles de pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodrecerá a língua na sua boca.
13  Naquele dia, também acontecerá que haverá uma grande perturbação do SENHOR entre eles; porque pegará cada um na mão do seu companheiro, e alçar-se-á a mão de cada um contra a mão do seu companheiro.
14  E também Judá pelejará em Jerusalém, e se ajuntarão em redor as riquezas de todas as nações, ouro, e prata, e vestes em grande abundância.
15  E será a praga dos cavalos, dos mulos, dos camelos e dos jumentos e de todos os animais que estiverem naqueles exércitos, como foi a praga deles.
16 ¶ E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a Festa das Cabanas.
17  E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.
18  E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, virá sobre eles a praga com que o SENHOR ferirá as nações que não subirem a celebrar a Festa das Cabanas.
19  Este será o castigo dos egípcios e o castigo de todas as nações que não subirem a celebrar a Festa das Cabanas.
20  Naquele dia, se gravará sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na Casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar.
21  E todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao SENHOR dos Exércitos, e todos os que sacrificarem virão, e delas tomarão, e nelas cozerão; e não haverá mais cananeu na Casa do SENHOR dos Exércitos, naquele dia.

Zacarias 8.01-23
1 ¶ Depois, veio a mim a palavra do SENHOR dos Exércitos, dizendo:
2  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Zelei por Sião com grande zelo e com grande indignação zelei por ela.
Assim diz o SENHOR: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade de verdade, e o Monte do SENHOR dos Exércitos, Monte de Santidade.
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu bordão, por causa da sua muita idade.
5  E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão.
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se isso for maravilhoso aos olhos do resto deste povo, naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? —diz o SENHOR dos Exércitos.
Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que salvarei o meu povo da terra do Oriente e da terra do Ocidente;
8  e trá-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e serão o meu povo, e Eu serei o seu Deus em verdade e em justiça.
9 ¶ Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Esforcem-se as mãos de todos vós que nestes dias ouvistes estas palavras da boca dos profetas que estiveram no dia em que foi posto o fundamento da Casa do SENHOR dos Exércitos, para que o Templo fosse edificado.
10  Porque antes destes dias não houve aluguel de homens, nem aluguel de animais; nem havia paz para o que entrava, nem para o que saía, por causa do inimigo, porque Eu incitei a todos os homens, cada um contra o seu companheiro.
11  Mas, agora, não serei para com o resto deste povo como nos primeiros dias, diz o SENHOR dos Exércitos.
12  Porque a semente prosperará, a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto.
13  E há de acontecer, ó casa de Judá e ó casa de Israel, que, assim como fostes uma maldição entre as nações, assim vos salvarei, e sereis uma bênção; não temais, esforcem-se as vossas mãos.
14  Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Assim como pensei fazer-vos mal, quando vossos pais me provocaram à ira, diz o SENHOR dos Exércitos, e não me arrependi,
15  assim pensei de novo em fazer bem a Jerusalém e à casa de Judá nestes dias; não temais.
16  Eis as coisas que deveis fazer: falai verdade cada um com o seu companheiro; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas;
17  e nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu companheiro, nem ame o juramento falso; porque todas estas coisas Eu aborreço, diz o SENHOR.
18 ¶ E a palavra do SENHOR dos Exércitos veio a mim, dizendo:
19  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: O jejum do quarto mês, e o jejum do quinto, e o jejum do sétimo, e o jejum do décimo mês será para a casa de Judá gozo, e alegria, e festividades solenes; amai, pois, a verdade e a paz.
20  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda sucederá que virão povos e habitantes de muitas cidades;
21  e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do SENHOR e buscar o SENHOR dos Exércitos; eu também irei.
22  Assim, virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o SENHOR dos Exércitos e suplicar a bênção do SENHOR.
23  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.

Isaías 65.16-25
16 E ainda hão-de vir os dias em que todos os que invocam uma bênção ou fazem um juramento fá-lo-ão sempre pelo Deus da verdade; visto que porei de lado a minha ira, e me esquecerei do mal que fizeram.
17 ¶ Porque eis que Eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
18  Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que Eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, gozo.
19  E folgarei em Jerusalém e exultarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
20  Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, porque o pecador só aos cem anos será amaldiçoado.
21  E edificarão casas e as habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto.
22  Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice.
23  Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação, porque são a semente dos benditos do SENHOR, e os seus descendentes, com eles.
24  E será que, antes que clamem, Eu responderei; estando eles ainda falando, Eu os ouvirei.
25  O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e o pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o Meu Santo Monte, diz o SENHOR.
Salmos 92.12-15
12  O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
13  Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.
14  Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes,
15  para anunciarem que o SENHOR é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. 

Isaías 11.01-16
1 ¶ Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.
2  E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
3  E deleitar-se-á no temor do SENHOR e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos;
4  mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com eqüidade os mansos da terra, e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.
5  E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a verdade, o cinto dos seus rins.
E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará.
A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi.
Criancinhas brincarão perto de cobras e não serão picadas, mesmo que enfiem a mão nas suas covas.
Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar. Apoc. 21.01-03
10 ¶ E acontecerá, naquele dia, que as nações perguntarão pela raiz de Jessé, posta por pendão dos povos, e o lugar do seu repouso será glorioso.
11  Naquele dia, o SENHOR, com a sua mão poderosa, trará de volta para a sua terra as pessoas do seu povo que ainda estiverem na Assíria, no Egito, em Patros, na Etiópia, em Elão, na Babilônia, em Hamate, no litoral do mar Mediterrâneo e nas ilhas.
12  E levantará um pendão entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.
13  E desterrar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá, e Judá não oprimirá a Efraim.
14  Antes, voarão sobre os ombros dos filisteus ao Ocidente; juntos, despojarão os filhos do Oriente; em Edom e Moabe lançarão as mãos, e os filhos de Amom lhes obedecerão.
15  E o SENHOR destruirá totalmente o braço de mar do Egito, e moverá a sua mão contra o rio com a força do seu vento, e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete correntes, que qualquer atravessará com calçados.
16  E haverá caminho plano para os resíduos do seu povo que restarem da Assíria, como sucedeu a Israel no dia em que subiu da terra do Egito.

Isaías 60.01-05,12
1 ¶ Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti.
Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
E as nações caminharão à tua luz, e os reis, ao resplendor que te nasceu.
4  Levanta em redor os olhos e vê; todos estes já se ajuntaram e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas se criarão ao teu lado.
5  Então, o verás e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações a ti virão.
12  Porque a nação e o reino que te não servirem perecerão; sim, essas nações de todo serão assoladas. 
Zacarias 2.10-13
10 ¶ Exulta e alegra-te, ó filha de Sião, porque eis que venho e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR.
11  E, naquele dia, muitas nações se ajuntarão ao SENHOR e serão o meu povo; e habitarei no meio de ti, e saberás que o SENHOR dos Exércitos me enviou a ti.
12  Então, o SENHOR possuirá a Judá como sua porção na terra santa e ainda escolherá a Jerusalém.
13  Cale-se, toda a carne, diante do SENHOR, porque ele despertou na sua Santa Morada.
Isaías 4.02-06
2 ¶ Naquele dia, o Renovo do SENHOR será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra, excelente e formoso para os que escaparem de Israel.
E será que aquele que ficar em Sião e que permanecer em Jerusalém será chamado santo: todo aquele que estiver inscrito entre os vivos em Jerusalém.
Quando o SENHOR lavar a imundícia das filhas de Sião e limpar o sangue de Jerusalém do meio dela, com o espírito de justiça e com o espírito de ardor,
5 E criará o SENHOR sobre todo o lugar do Monte de Sião, e sobre as suas assembleias, uma nuvem de dia e uma fumaça, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre essa terra gloriosa haverá proteção. Apoc. 21.25 OL
6 E será como um tabernáculo, para proteger contra o calor do dia; e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva. OL, BMS
Isaías 27.12,13
12  Naquele dia, o SENHOR Deus vai tirar o seu povo do meio de todos os outros povos, desde o rio Eufrates até a fronteira do Egito. Como o trigo é malhado e os grãos são separados da palha, assim os israelitas serão todos separados e ajuntados um por um.
13  E será, naquele dia, que se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria e os que foram desterrados para a terra do Egito tornarão a vir e adorarão ao SENHOR no Monte Santo, em Jerusalém.
Isaías 24.23
23  E a lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando o SENHOR dos Exércitos reinar no Monte Sião e em Jerusalém; e, então, perante os seus anciãos haverá glória.
Isaías 8.18
18  Eis-me aqui, com os filhos que me deu o SENHOR, como sinais e maravilhas em Israel da parte do SENHOR dos Exércitos, que habita no Monte de Sião.
Isaías 52.01,02, 06-10
1  Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas vestes formosas, ó Jerusalém, cidade santa; porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo. (Apoc. 11.01,02)
2  Sacode o pó, levanta-te e assenta-te, ó Jerusalém; solta-te das ataduras de teu pescoço, ó cativa filha de Sião.
6  Por isso, o meu povo saberá o meu nome; portanto, naquele dia, saberá que Sou Eu quem fala: Eis-me aqui.
7 ¶ Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!
8  Eis o grito dos teus atalaias! Eles erguem a voz, juntamente exultam; porque com seus próprios olhos distintamente vêem o retorno do SENHOR a Sião.
9  Rompei em júbilo, exultai à uma, ó ruínas de Jerusalém; porque o SENHOR consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.
10  O SENHOR desnudou o seu santo braço à vista de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.
Joel 3.17
17  E vós sabereis que Eu Sou o SENHOR, vosso Deus, que habito em Sião, o Monte da minha Santidade; e Jerusalém será santidade; estranhos não passarão mais por ela.
Joel 3.21
21  E purificarei o sangue dos que Eu não tinha purificado, porque o SENHOR habitará em Sião.
Obadias 1.17,21
17  Mas, no Monte Sião, haverá livramento; e ele será santo; e os da casa de Jacó possuirão as suas herdades.
21  E levantar-se-ão salvadores no Monte Sião, para julgarem a montanha de Esaú; e o reino será do SENHOR.

O Lugar do seu Repouso

Êxodo 15.17,18
17 Tu os introduzirás, e os plantarás no Monte da tua herança, no lugar que tu, ó SENHOR, aparelhaste para a tua habitação, no Santuário, ó SENHOR, que as tuas mãos estabeleceram.
18 O SENHOR reinará eterna e perpetuamente.
Isaias 11.9,10
9 Não se fará mal nem dano algum em todo o Meu Santo Monte; porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.
10 Naquele dia a raiz de Jessé será posta por estandarte dos povos, à qual recorrerão as nações; e o lugar do seu repouso será glorioso.
Romanos 15.12
12 E o profeta Isaías disse: Haverá um herdeiro, da família de Jessé, que será rei sobre os gentios; e estes colocarão nele as suas esperanças. OL
Hebreus 4.4-11
4 pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras;  ( Gen.2.1-3 )
5 e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu repouso.( Sal.95.11 )
6 Visto, pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência,
7 determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, depois de tanto tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.
8 Porque, se Josué lhes houvesse dado descanso, não teria falado depois disso de outro dia.
9 Portanto resta ainda um repouso para o povo de Deus como o descanso de Deus no sétimo dia.                              
10 Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas.
11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
Salmos 132.6-9, 13-18
6  Em Belém ouvimos falar a respeito da arca da aliança e nós a encontramos nos campos de Jearim.
7 Entremos no seu Santo Templo; prostremo-nos ante o escabelo de seus pés. OL, TNM
8 Levanta-te, SENHOR, entra no lugar do teu repouso, tu e a arca da tua força.
Vistam-se os teus sacerdotes de salvação, e alegrem-se os teus santos.
13 Porque o SENHOR escolheu a Sião; desejou-a para sua habitação, dizendo:
14 Este é o lugar do meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o tenho desejado.
15 Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados.
16 Vestirei de salvação os seus sacerdotes; e de júbilo os seus santos exultarão
17 Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.
18 Vestirei de confusão os seus inimigos; mas sobre ele resplandecerá a sua coroa.
 Jeremias 31.1,2
1 ¶ Naquele tempo, diz o SENHOR, serei o Deus de todas as gerações de Israel, e elas serão o meu povo.
2 Assim diz o SENHOR: O povo que escapou da espada achou graça no deserto. Eu irei e darei descanso a Israel.
Isaias 32.18
18 O meu povo habitará em morada de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso.
Ezequiel 3.15
15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e Eu as farei repousar, diz o SENHOR Deus.

OS JUSTOS HERDARÃO A TERRA

Isaías 45.18
18  Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu Sou o SENHOR, e não há outro.
Salmos 72.7
Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua.
Salmos 37.11,29, 37
11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
29 Os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre.
37 Nota o homem íntegro, e considera o reto, porque há para o homem de paz um porvir feliz. 
Isaías 60.21
21 E todos os do teu povo serão justos; para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que Eu seja glorificado.
Isaías 65
9 E produzirei descendência a Jacó, e a Judá um herdeiro dos meus montes; e os meus escolhidos herdarão a terra e os meus servos nela habitarão.
Romanos 4.13
13 Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé.
Mateus 5.5
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
Isaias 57.13
13... Mas o que confia em mim possuirá a terra, e herdarão o Meu Santo Monte.
Malaquias 3.16-18
16 Então aqueles que temem ao SENHOR falam cada um com o seu companheiro; e o SENHOR atenta e ouve, e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao SENHOR, e para os que se lembravam do seu nome.
17 E eles serão meus, diz o SENHOR dos exércitos, naquele dia que farei serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve. 
Ezequiel 13.9
9  E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; na congregação do meu povo, não estarão, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que Eu Sou o SENHOR JEOVÁ.
Jó 19.25-27
25  Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
26  E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus.
27  Vê-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por isso, o meu coração se consome dentro de mim.

RESTAURAÇÃO DO REINO Á ISRAEL

Mateus 19.28
28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Lucas 22.29,30
29 e assim como meu Pai me conferiu domínio, Eu vo-lo confiro a vós;
30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos senteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.
Atos 1.6,7
6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: SENHOR, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?
7 Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.
Atos 3.19-21
19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do SENHOR,
20 e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus,
21 ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio.

  
OS REINOS DO MUNDO 
Daniel 2.34,35, 44
 34 Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mãos, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.
35 Então foi juntamente esmiuçados o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se podia achar nenhum vestígio deles; mas a pedra que feriu a estátua se fez um grande monte e encheu toda a terra.

44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.

Daniel 7.13,14, 18, 22,27.
13 Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele.
14 E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

18 Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, sim, para todo o sempre.

22 até que veio o ancião de dias, e foi executado o juízo a favor dos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino.

27 O reino, e o domínio, e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. O seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.
Isaias 16.1,4, 5
1 ¶ Enviai o Cordeiro ao dominador da terra, desde Sela, no deserto, até ao monte da filha de Sião. @  (João 1.29; Daniel 8.09-13,23-25)
Habitem entre ti os meus desterrados, ó Moabe; serve-lhes de refúgio perante a face do destruidor (Anticristo); porque o homem violento terá fim; a destruição é desfeita, e os opressores são consumidos sobre a terra.
5  Porque um trono se firmará em benignidade, e sobre ele na tenda de Davi se assentará em verdade um que julgue, e busque o juízo, e se apresse a fazer justiça.

Lucas 1.31-33
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.
32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o SENHOR Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;
33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

Apocalipse 11.15
15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.

Lucas 4.05-08
5  E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo, todos os reinos do mundo.
6  E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
7  Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
8  E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás o SENHOR, teu Deus, e só a ele servirás.

João 12.31
31  Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo.

 

DOMINARÁ DE MAR A MAR


Salmos 72.01-11, 19,20
1 ¶ Ó Deus, dá ao rei os teus juízos e a tua justiça, ao filho do rei.
2 ¶ Ele julgará o teu povo com justiça e os teus pobres com juízo.
3  Os montes trarão paz ao povo, e os outeiros, justiça. (Opressor: Dan. 8.23-25; II Tess. 2.08; Isa. 14.04-07; 16.01,04 05)
4  Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado e quebrantará o opressor.
Temer-te-ão enquanto durar o sol e a lua, de geração em geração.
Ele descerá como a chuva sobre a erva ceifada, como os chuveiros que umedecem a terra.
Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua.
Dominará de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra. Apoc. 21.01
9  Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó.
10  Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Sebá oferecerão dons.
11  E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.
19  E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória! Amém e amém!
20  Findam aqui as orações de Davi, filho de Jessé.

Zacarias 9.09,10
9 ¶ Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta.
10  Destruirei os carros de Efraim e os cavalos de Jerusalém, e o arco de guerra será destruído. Ele anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar e desde o Eufrates até às extremidades da terra.
Apocalipse 15.2-4
2 E vi como que um mar de vidro misturado com fogo; e os que tinham vencido a besta e a sua imagem e o número do seu nome estavam em pé junto ao mar de vidro, e tinham harpas de Deus.
3 E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, ó SENHOR Deus Todo-Poderoso; justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos.
4 Quem não te temerá, SENHOR, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.
Salmos 96.10-13
10 ¶ Dizei entre as nações: O SENHOR reina! O mundo também se firmará para que se não abale. Ele julgará os povos com retidão.
11  Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra: brame o mar e a sua plenitude.
12  Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então, se regozijarão todas as árvores do bosque,
13  ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua verdade.

Salmos 98.04-09
4 ¶ Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os moradores da terra; dai brados de alegria, regozijai-vos e cantai louvores.
5  Cantai louvores ao SENHOR com a harpa; com a harpa e a voz do canto.
6  Com trombetas e som de buzinas, exultai perante a face do SENHOR, do Rei.
Brame o mar e a sua plenitude; o mundo e os que nele habitam.
8  Os rios batam palmas; regozijem-se também as montanhas,
9  perante a face do SENHOR, porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo e o povo, com eqüidade.
Deuteronômio 33.18,19
18 ¶ E de Zebulom disse: Zebulom, alegra-te nas tuas saídas; e tu, Issacar, nas tuas tendas.
19  Eles chamarão os povos ao monte; ali, oferecerão ofertas de justiça, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos na areia.

Isaías 60.01-05
1 ¶ Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti.
2  Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
E as nações caminharão à tua luz, e os reis, ao resplendor que te nasceu.
4  Levanta em redor os olhos e vê; todos estes já se ajuntaram e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas se criarão ao teu lado.
5  Então, o verás e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações a ti virão.

Nova Jerusalém

Apocalipse 21.1
1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.

REINA SOBRE AS NAÇÕES


I Crônicas 16.31-34
31 Alegre-se o céu, e regozije-se a terra; e diga-se entre as nações: O SENHOR reina.
32 Brama o mar e a sua plenitude; exulte o campo e tudo o que nele há;
33 então jubilarão as árvores dos bosques perante o SENHOR, porquanto vem julgar a terra.
34 Dai graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.

Salmos 86.09,10
Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, SENHOR e glorificarão o teu nome.
10  Porque tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus.

Isaías 52.10
10  O SENHOR desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.
Jeremias 10.06,07
6  Ninguém há semelhante a ti, ó SENHOR; tu és grande, e grande é o teu nome em força.
7  Quem te não temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isso só a ti pertence; porquanto, entre todos os sábios das nações e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti.

Ezequiel 37.28
28  E as nações saberão que Eu Sou o SENHOR que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles, para sempre.

Ezequiel 39.21
21  E Eu porei a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o meu juízo, que Eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas tiver descarregado.
Salmos 9.19,20
19 Levanta-te, SENHOR! Não prevaleça o homem; sejam julgadas as nações perante a tua face.
20 Tu os pões em medo, SENHOR, para que saibam as nações que são constituídas por meros homens. (Selá)

Isaías 40.17
17  Todas as nações são como nada perante ele; ele considera-as menos do que nada e como uma coisa vã.